Nós somos um movimento que acredita que outra cidade é possível. Somos filhas e filhos da esperança. Somos aquelas e aqueles que acreditam que nosso povo merece trabalho, casa e comida de verdade, que mantêm viva a cultura popular e lutam para proteger nossa terra e nossas águas.
Em 2024, teremos a responsabilidade de escolher a Florianópolis que queremos. Não é de hoje que Floripa está à venda. Nossa capital vem sofrendo com um projeto excludente, de uma cidade cinza, artificial e cada vez mais poluída. Esgoto, trânsito, transporte público caro e escasso, desvalorização dos serviços essenciais, corrupção. A sensação que fica é de descaso de uma gestão voltada aos interesses de alguns.
Não precisa ser assim. Floripa já foi governada a partir de um projeto democrático, participativo e popular, liderado pelo saudoso e querido Sérgio Grando. Hoje, Florianópolis pode ser uma cidade referência para o mundo. Aqui se reúnem condições para construir uma cidade com desenvolvimento territorial sustentável, com saneamento ecológico, baseado na economia azul e na economia verde, onde pescadores e imigrantes convivam em harmonia, e onde haja equilíbrio entre o cuidado com as pessoas e o cuidado com a natureza.
No passado, pusemos pra correr o último general da ditadura na Novembrada. Construímos a luta do passe livre e da proteção ambiental. Defendemos a democracia e enfrentamos aqueles que queriam destruí-la. Desses tempos, germinaram sementes de esperança.
Entre esses frutos, Marquito prova que é possível fazer política com coerência entre o discurso e a prática. Sua atuação como engenheiro agrônomo sempre mostrou a força de uma construção baseada na ecologia e na justiça social. Com pé na terra e sempre em coletivo, carregou esses princípios para a Câmara Municipal de Florianópolis, fazendo do mandato agroecológico um espaço de defesa dos direitos da natureza, na caminhada junto aos trabalhadores, sempre com transparência.
Hoje, como deputado estadual, Marquito se destaca por uma atuação comprometida com a reconstrução do país, liderada pelo presidente Lula, e mostrando dia após dia seu compromisso em cuidar de Floripa e de sua gente. Queremos ir além.
Queremos construir a partir de cada realidade e por todas e todos que amam nossa cidade e desejam vê-la brilhar. Buscamos construir uma cidade em que os idosos sejam valorizados, os jovens tenham acesso ao trabalho digno e as crianças caminhem em segurança nos seus bairros. Onde as pessoas que pegam ônibus sejam tratadas com respeito, onde os ciclistas pedalem sem medo de morrer, onde as mulheres sintam-se seguras para andarem sozinhas, onde o combate ao racismo e à LGBTfobia sejam prioritários. Onde o desenvolvimento tecnológico seja tanto para os seres humanos como para os seres não-humanos. Onde a classe trabalhadora possa ter seu momento de lazer, e as famílias tenham acesso aos serviços de saúde e educação, de forma digna e cuidadosa.
Queremos semear essas ideias em cada bairro, em cada comunidade, fincando as raízes desse movimento, que é capaz de ser a mudança, semear a esperança, e fazer brotar mais frutos. Que o amor prevaleça sobre o ódio. É tempo de esperançar por uma Floripa mais querida!